Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
 
Calendário da Prefeitura
< Abril de 2019 >
D S T Q Q S S
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
Sistemas Agro Florestais
Foto:Marcelo Gomes da Silva
Idosos assistem palestra sobre Sistemas Agro Florestais.

O conceito principal do programa SAFs Comunitários é baseado na implantação de Sistemas Agroflorestais (SAFs), em áreas públicas do município de Gavião Peixoto, de forma participativa, onde pessoas da comunidade definidas para implantação poderão participar desde o planejamento até a colheita dos produtos finais.

 

            Os sistemas agroflorestais (SAFs) são consórcios de culturas agrícolas com espécies arbóreas que podem ser utilizados para restaurar florestas e recuperar áreas degradadas. A tecnologia ameniza limitações do terreno, minimiza riscos de degradação inerentes à atividade agrícola e otimiza a produtividade a ser obtida. Há diminuição na perda de fertilidade do solo e no ataque de pragas.

 

A utilização de árvores é fundamental para a recuperação das funções ecológicas, uma vez que possibilita o restabelecimento de boa parte das relações entre as plantas e os animais. Os componentes arbóreos são inseridos como estratégia para o combate da erosão e o aporte de matéria orgânica, restaurando a fertilidade do solo.

 

Para implantação do projeto foram escolhidos como participantes o grupo da melhor idade que participa de atividades no Centro de Convivência do Idoso, o maior objetivo é oferecer uma atividade para os idosos junto à natureza, para o auxilio nas atividades de preparo do solo e de tratos culturais foram relacionados às atividades alunos da Escola Conselheiro Gavião Peixoto, aproveitando para integrar os alunos participantes a experiência transmitida pelos idosos.

 

A área escolhida para implantação do projeto é uma área publica contigua ao aterro sanitário, disposta para reflorestamento.

Data: 05-09-2018 07:00:00